São Lourenço finaliza vacina contra Aftosa com 97% de indice
No último dia 30 de novembro terminou o prazo para compra de vacinas contra Febre Aftosa, sendo as últimas comprovações entregues na Inspetoria até o último dia 07/12. O índice de comprovações de vacina atingiu 97% do rebanho do município, tendo sido atingidas tanto a meta de rebanho quanto de propriedades vacinadas. Diferente de outros anos, a entrega das notas ocorreu de forma tranquila, com os produtores procurando a Inspetoria desde os primeiros dias do mês de novembro.
Foram vacinados bovinos e bubalinos com idade de até 24 meses, totalizando cerca de 42300 animais vacinados. Acredita-se que no próximo ano deverão ocorrer mudanças em relação a vacinação, iniciando pela redução do numero de sorotipos na vacina, com consequente redução da dose aplicada. Estas ações fazem parte da estrategia do Ministério da Agricultura, a qual tem por objetivo a retirada da vacina contra Febre Aftosa de todo território brasileiro até o ano de 2021.
A partir dos primeiros dias do mês de Janeiro os produtores já podem procurar a Inspetoria Veterinária para fazer a Declaração Anual de Rebanho, a qual deve ser entregue até o dia 30/04/18. A declaração pode ser feita em qualquer data dentro deste período, independente de nascimentos posteriores, os quais podem ser lançados a qualquer momento.