sexta-feira, 25 de junho de 2021

CONFIRMADO 1º CASO DE RAIVA DE 2021 EM BOVINO EM SÃO LOURENÇO DO SUL

 

Foto: Arquivo IDA São Lourenço do Sul

    Na última quinta-feira, dia 24 de Junho, foi confirmado o primeiro caso de bovino positivo para raiva no município de São Lourenço do Sul neste ano de 2021.


Foto: Arquivo IDA São Lourenço do Sul

Foto: Arquivo IDA São Lourenço do Sul

    O diagnóstico com o resultado confirmatório foi emitido pelo IPVDF (Instituto de Pesquisas Veterinárias  Desidério Finamor), localizado em Eldorado do Sul, local onde a mostra foi analisada.

ENTENDA O CASO

    A Inspetoria de Veterinária após ser notificada de um segundo caso suspeito, passou a fazer o monitoramento do caso. O bovino apresentou manifestações nervosas, vindo à óbito após alguns dias da notificação.

    O material (encéfalo) foi coletado pelos servidores da Inspetoria local, mesma ocasião que foi investigado possíveis novos refúgios na região, vindo tomar as devidas providencias de abertura de investigação e envio do material ao laboratório. O produtor foi contactado pela unidade para coleta de dados e orientado a manter atualizada a vacinação de seu rebanho contra a raiva. A propriedade de confirmação do caso localiza-se na localidade de Caipira, área rural do município.

    No momento encontra-se em andamento uma análise de um terceiro caso suspeito, onde o material já foi coletado, na localidade de Feliz.


CASOS DE RAIVA ANTERIORES

    Em 2017, 2018 e 2019 foram confirmados casos positivos para Raiva no município, nas localidades de Serra Velha, Sesmaria, Socorro e Coqueiro, e os produtores foram orientados a seguirem vacinando seu rebanho.


ALERTA

    Recentemente, a SEAPDR divulgou um alerta a nível estadual, manifestando os crescentes casos de Raiva, e orientando a vacinação dos rebanhos, assim como a comunicação ao SVO (Serviço Veterinário Oficial), de casos suspeitos, leitura de agressão de morcegos a animais e a notificação de possíveis refúgios povoados por morcegos. Acesse a matéria CLICANDO AQUI.


CONTROLE

    O monitoramento dos locais de abrigo de morcegos hematófagos já conhecidos, é feito periodicamente pela Inspetoria em uma parceria com o próprio produtor. Quando identificada a necessidade de captura, o Núcleo de Controle da Raiva da região é acionado, e conforme disposição é deslocado ao município para fazer tal controle.


COMUNICAÇÃO
    O produtor é o melhor aliado, e deve comunicar a Inspetoria assim que identificar animais com sintomas nervosos característicos da doença, sinal de agressões (mordidas) nos seus animais, assim como locais com indícios de presença do morcego hematófago.


SINTOMAS

    Os principais sintomas são apatia, isolamento do restante do rebanho, andar cambaleante, dificuldade de locomoção chegando a paralisia dos membros posteriores.

Foto: Internet

Foto: Internet

TRANSMISSOR

    Morcego e contato com a saliva do animal afetado.

Foto: Internet

ESPÉCIES MAIS SUSCEPTÍVEIS

    Bovinos, Suínos, Equinos, Cães, Gatos e o Ser Humano

 

VÍRUS

    Rabdoviridae

 

PREVENÇÃO

    Vacinação

Foto: Internet

Periodicamente a Inspetoria já realiza o monitoramento dos refúgios já mapeados através de visitas aos locais.

 

ÓRGÃO AFETADO

    Sistema Nervoso Central

 

CONSEQUÊNCIAS

    Morte

    Pede-se para que TODOS os produtores realizem a vacinação contra a Raiva em seus animais. A vacina esta disponível nas Casas Agroveterinarias e é extremamente barata.

LEMBRE-SE, A RAIVA NÃO TEM CURA E LEVA A MORTE, SENDO UM RISCO TAMBÉM PARA O SER HUMANO.

            AO SINAL DE QUALQUER SINTOMA COMUNIQUE A INSPETORIA VETERINÁRIA

    Se for localizado local com vestígio de morcego hematofago como fezes ou sangue com odor forte, como em pedras, troncos, córregos, minas, bueiros, cavernas, casas abandonadas, fornos, entre outros, COMUNIQUE imediatamente a Inspetoria Veterinária. Os servidores farão uma primeira visita e se constatado o refúgio os Técnicos do Núcleo do Controle da Raiva serão chamados para instalar armadilhas para a captura e controle dos morcegos.

    Estes profissionais possuem equipamentos e técnicas para as mais diferentes situações, incluindo em muitos casos a técnica do rapel.



Fotos: Arquivo IDA São Lourenço do Sul

Você pode entrar em contato com a Inspetoria de Defesa Agropecuária de seu município, em São Lourenço do Sul a Inspetoria atende na Avenida Marechal Floriano Peixoto, 1476, Centro, telefone/whatsapp (53) 3251-1332 e e-mail ivz-saolourencodosul@seapdr.rs.gov.br.


Texto: Igor Vergara

Revisão: Débora Ponsati

Nenhum comentário:

Postar um comentário