segunda-feira, 25 de setembro de 2023

PRODUTOR RURAL PODE FAZER DECLARAÇÃO ANUAL DE REBANHO PELA INTERNET

 

Foto: Reprodução SEAPI

A partir dessa segunda-feira (25/9), os produtores rurais gaúchos que trabalhem com agronegócios de produção animal poderão fazer a Declaração Anual de Rebanho e o ajuste de saldo dos animais pelo Sistema de Defesa Agropecuária (SDA), o Produtor Online 

A nova ferramenta permite ao produtor fazer a declaração direto no sistema, ajustar seu saldo de rebanho, confirmar recebimento de Guias de Trânsito Animal (GTAs), informar nascimentos, mortes, consumo, roubo e evolução, sem precisar ir à Inspetoria ou Escritório de Defesa Agropecuária de referência.

Vídeo: SEAPI

Para acessar a Declaração Anual de Rebanho, o produtor precisa apenas entrar normalmente no SDA - Produtor Online, com o mesmo login e senha que utiliza para emitir GTAs, por exemplo. O novo módulo tem layout responsivo para celulares e tablets, podendo ser acessado também nestes aparelhos. O passo-a-passo para fazer a declaração está disponível neste tutorial.

Quem ainda não tiver acesso ao Produtor Online, pode requisitá-lo na Inspetoria ou Escritório de Defesa Agropecuária de referência. As IDAs e EDAs continuarão a fazer a Declaração Anual de Rebanho no formato presencial.  

O módulo online de Declaração Anual de Rebanho, que estava previsto para o próximo ano, foi concluído a tempo de funcionar ainda durante a Declaração de 2023, cujo prazo se encerra em 31 de outubro.  Até o dia 18 de setembro, foram feitas apenas 40% das 380 mil declarações esperadas pela Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (Seapi).

LEIA NA ÍNTEGRA CLICANDO AQUI 

Fonte: SEAPI

segunda-feira, 3 de abril de 2023

SECRETARIA DA AGRICULTURA SEGUE COM AÇÕES SANITÁRIAS VOLTADAS PARA A GRIPE AVIÁRIA

Foto: Internet

    A Secretaria Estadual de Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação intensificou as ações sanitárias para controle com fins específicos voltados para a Gripe Aviária. A doença viral altamente contagiosa afeta aves domésticas e silvestres oferecendo risco para o homem.


FIQUE ALERTA

    * Observe se há aves com dificuldades respiratórias, secreção nasal e ocular, espirros, incoordenação motora, torcicolo, diarreia, ou índice alto de mortalidade tanto em aves domésticas quanto silvestres;


ENTRE EM CONTATO IMEDIATAMENTE COM A INSPETORIA DE DEFESA AGROPECUÁRIA DE SEU MUNICÍPIO

Tel./WhatsApp: (53) 3251-1332 (Horário Comercial)

E-mail: ivz-saolourencodosul@seapi.rs.gov.br

OU

WhatsApp: (51) 98445-2033 (24 Horas)

E-mail: notifica@seapi.rs.gov.br