segunda-feira, 29 de outubro de 2018

VACINAÇÃO CONTRA FEBRE AFTOSA COMEÇA DIA 1º DE NOVEMBRO



A Campanha de vacinação contra Febre Aftosa 2018/2 inicia na próxima quinta-feira, dia 01/11. Até o dia 30/11/2018 devem ser imunizados todos bovinos e bubalinos menores de dois anos, que totalizam cerca de 37500 animais no município de São Lourenço do Sul.
Para comprar a vacina o produtor deve se dirigir a uma casa  agropecuária habilitada a venda de vacina contra FA, sabendo a quantidade de animais a serem vacinados. Após a compra da vacina, a Nota Fiscal constando o nome de todos proprietários  onde a vacina será aplicada,deve ser apresentada junto a Inspetoria. Salienta-se que o intervalo máximo entre compra da vacina e aplicação da mesma no rebanho é de 5 dias e que a compra deve ser feita obrigatoriamente dentro do mês de novembro, podendo a nota ser apresentada até o dia 07/12/2018. É importante salientar que aqueles produtores que não possuem bovídeos menores de 24 meses se certifiquem de terem feito a evolução, ou seja, a troca de idade dos animais junto a Inspetoria, evitando desta forma terem suas propriedades bloqueadas por apresentarem no cadastro animais em idade de vacinação.
Com relação a tentativa alterar o status sanitário do RS, para “ ZONA LIVRE DE FEBRE AFTOSA SEM VACINAÇÃO”, é importante ressaltar que:
- A dose a ser aplicada nos animais na campanha atual permanece inalterada , ou seja, 5 ml por animal, pela via subcutânea, preferencialmente na região da tábua do pescoço;
- Independente da obtenção da liberação da vacina, no ano de 2019 os calendários de vacinação permanecem inalterados. A grande mudança prevista para 2019 é em relação ao fármaco, que passará a ser bivalente, ou seja, com menor abrangência protetora. Essa redução tem por objetivo retirar da vacina grupos virais menos relevantes, bem como reduzir as reações vacinais e também o volume  aplicado.
Por fim, alertamos a todos proprietários de animais em idade de vacinação, que não deixem para comprar as vacinas nos últimos dias, uma vez que, pode ocorrer falta da mesma nas agropecuárias, conforme já ocorrido em etapas anteriores. Além disso, os últimos dias de campanha costumam ser de muitas filas junto a Inspetoria Veterinária.

NÃO DEIXE PARA A ÚLTIMA HORA, VACINE SEU GADO NO INÍCIO DA CAMPANHA E EVITE FILAS!

Nenhum comentário:

Postar um comentário