quinta-feira, 1 de agosto de 2019

LOCALIZADA FURNA PRÓXIMA AOS FOCOS DE RAIVA



Após a confirmação de casos de raiva bovina no município, foi acionado o Núcleo de Combate a Raiva, da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural do RS.
A equipe chegou ao município ontem (dia 31/07), e localizou morcegos hematófagos, provavelmente relacionados aos recentes casos da doença. A  furna com os animais fica próxima a antena, na localidade de Boqueirão, em São Lourenço do Sul. Os animais foram capturados sendo feita a aplicação da pasta vampiricida, conforme determina o procedimento no Programa Nacional de Controle da Raiva Herbívora.

Para acessar a notícia do caso diagnosticado positivo, CLIQUE AQUI.

Solicita-se que sejam notificados na Inspetoria de Defesa Agropecuária, casos de animais agredidos por morcegos, bem como refúgios com presença de morcegos hematófagos, além de animais com suspeita da doença.

Nos bovinos a doença se caracteriza por inicial incoordenação motora, isolamento do lote, salivação excessiva, dificuldade para engolir e andar cambaleante, culminado com a queda definitiva do animal que apresenta movimentos de “pedalagem” e dificuldade respiratória, o que leva a morte.
Importante ressaltar que animais suspeitos não devem ser manipulados sem luvas e demais equipamentos de proteção, pois a doença é uma zoonose, igualmente fatal em humanos.

A Inspetoria alerta a  todos aqueles produtores que não vacinaram seus bovinos e equinos contra a raiva que o façam com máxima urgência.

Maiores informações e notificações diretamente na Inspetoria (Rua Mariz E Barros, n°1893) ou pelo telefone (53) 3251-1332.

Nenhum comentário:

Postar um comentário